Programação para o 12 de outubro conta com missas, procissões, shows e momentos oracionais
Por Victor Hugo Barros
Fiéis de todo o país se preparam para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida amanhã (12). Em Aparecida (SP), a expectativa é de que mais de 200 mil peregrinos comemorem a data no Santuário Nacional, templo que abriga a Imagem original da Padroeira do Brasil. Para marcar a data, uma extensa programação foi preparada pela administração do maior templo mariano do mundo, compostas por missas, procissões e shows.
A principal missa do dia acontece às 9h no Altar Central da Basílica e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Entretanto, a primeira celebração eucarística em honra à Padroeira se inicia às 5h. Logo após, às 7h, acontece outra missa, esta dedicada às crianças. Outras duas celebrações ainda acontecem na data, uma às 13h e outra às 16h30.
Outras atividades oracionais também estão previstas durante o dia. A oração do terço, por exemplo, será rezada às 12h15. Às 15h, a tradicional Consagração Solene acontece na Basílica Velha. Do mesmo local também terá início a procissão solene, às 15h30, seguindo pelas ruas de Aparecida até o Santuário Nacional.
Encerrando a programação de comemorações, o cantor Daniel dividirá o palco com cantores mirins e a Orquestra PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida. A apresentação se inicia às 18h na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, com entrada gratuita.
O show contará com a participação especial dos irmãos canadenses “The Melisizwe Brothers”, e ainda terá entre os convidados especiais, a atriz e cantora Larissa Manoela, já que o show também homenageará as crianças do Brasil. Também estão confirmados: Yasmin Giacomini, Leo Cidade, Guilherme Martinez, Fabiana Moneró, Neto Junqueira e Giulia Soncini.
Estrutura para peregrinos – Além da maratona de celebrações, o Santuário Nacional também preparou uma estrutura para o acolhimento dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. As equipes de serviços pastorais e de informação aos peregrinos foram reforçadas por voluntários, que auxiliam nas atividades litúrgicas e na acolhida dos romeiros.
Ainda na esteira do acolhimento, pelo segundo ano, o Santuário Nacional promove a Tenda dos Peregrinos. O espaço acolhe gratuitamente os romeiros que vierem a pé ou de bicicleta à Basílica Nacional. No local, há massagem, atividades de relaxamento, alongamento, aferição de pressão arterial, curativos, entre outros.
Para o feriado da Padroeira, os atendimentos se iniciaram às 5h de hoje (11) e seguem até às 22h de amanhã (12). No sábado (13) o espaço vai atender os peregrinos das 5h às 22h. Já no domingo (14), a recepção na Tenda acontece das 5h às 13h. O atendimento também é realizado por voluntários especializados na área de saúde.
Credenciamento – O cadastro para profissionais que desejam cobrir as atividades da festa da Padroeira no Santuário Nacional termina às 23h55 de hoje (11). Para realizar a solicitação basta preencher o formulário disponível no site www.a12.com/imprensa. Podem se credenciar jornalistas, repórteres, fotógrafos, radialistas e cinegrafistas ligados a veículos de comunicação. Não serão realizados cadastros no dia 12.
O credenciamento é obrigatório para aqueles que desejam cobrir profissionalmente as comemorações no maior templo mariano do mundo. Além disso, o cadastro permite a utilização da Sala de Imprensa do Santuário Nacional, que no dia da Padroeira funcionará das 5h às 20h.
Entrevistas – Ao contrário dos outros anos, em 2018 não haverá coletiva de imprensa após a missa solene. O reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, atenderá os órgãos interessados às 11h30 na Sala de Imprensa da Basílica.