Sistema de saúde corre risco de colapso na região

0
545

Sistema de saúde corre risco de colapso na região. Poços de Caldas está com 76,12 % de seus leitos de UTI ocupados, são 51 pessoas na UTI, somente de Andradas, 14 pessoas estão na UTI com Covid na luta pela vida. Como os hospitais de São João e Pinhal estão lotados, os pacientes destas cidades estão sendo realocados para Poços. Somente neste fim de semana tivemos três mortes de andradenses devido ao coronavírus.

O governador Romeu Zema (Novo) alertou, no último dia 3, que, se a situação atual de contágio da COVID-19 se mantiver, o estado pode correr o risco de ver um colapso do seu sistema de saúde. O governo do estado anunciou a criação da onda roxa do programa Minas Consciente, que será mais restritiva nas atividades econômicas. “Temos visto que em algumas regiões, caso a curva permaneça, teremos colapso no sistema de saúde. E não podemos perder o controle. Deixar ocorrer em Minas o que vimos com tristeza em outros locais. Tudo o que podia ser feito foi feito”, afirma Zema.

Espírito Santo do Pinhal está com 100% de ocupação dos leitos de UTI. Em São João da Boa Vista, a ocupação de leitos de UTI no hospital estão a cima do limite (108%), no hospital da UNIMED de São João está com 80% nas UTIs e 100% dos leitos de enfermaria ocupados. Pouso Alegre que é uma referência para a região tem no momneto 97% de ocupação dos leitos de UTI.

Poços de Caldas com 76% de ocupação na UTI

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, neste domingo, 14 de março, são 5025 casos positivos em Poços: destes, 4673 pacientes são considerados recuperados, 175 seguem em isolamento domiciliar, 18 estão em Unidade de Terapia Intensiva e 11 em ala ou leito clínico. São 148 óbitos no município em função da Covid-19, com mais um registro: um paciente de 76 anos que possuía comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com parentes e amigos neste triste momento de perda. O Boletim segue com 01 óbito em investigação.

Dentre os 5025 casos positivos no município, 51,30% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,10% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, neste domingo, está em 76,12%. São 51 leitos ocupados, sendo 18 por pacientes confirmados e residentes em Poços o que corresponde a 26,87%, 33 por pacientes não residentes, o que corresponde a 49,25% da ocupação. Neste domingo, são 33 internações de pacientes de outras cidades, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: Divinolândia, Estiva, Boa Esperança, Jacutinga, Santa Rita de Caldas, (02) Ipuiúna, (14) Andradas, Aguaí, Cambuí, (03) São João da Boa Vista, (02) Botelhos, (02) Espirito Santo do Pinhal, (02) Muzambinho e Caldas. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente do Boletim Epidemiológico. O Boletim contabiliza 91 óbitos de não residentes, com mais um registro: um paciente de 58 anos que possuía comorbidades e era morador da cidade de Andradas. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 38.889 testes e exames.

O número de doses da vacina aplicadas até o momento totalizam 11.553.

COMPARTILHE
Artigo anteriorStudio46 na live do Festival Minas Folk
Próximo artigoEstado de Minas entra na Onda Roxa
Elias Batista
Jornalista - MTB 18516/MG. Pós Graduado em Comunicação Empresarial e marketing. Autor do melhor livro de Vinhos do Brasil: Vinho & Política. Locutor e fundador do Grupo Studio46. Ex-diretor artístico da Band FM e Vinícola AM. Editor Chefe da Revista Andradas. Analista Político.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.