Nossa reportagem resolveu entrevistar o “Tião Caracó”, figurinha rara encontrada nos bares andradenses, o bate papo rendeu uma pauta hilária, as risadas foram tantas que virou nosso colunista especialista em vinhos, ele conta suas aventuras, nem sempre sóbrio, com o bom e velho vinho. “Me disseram que dá para fazer cubos de gelo com as sobras de vinho. Fiquei confuso… O que são sobras de vinho?” Este é o Tião.
O Caracó é um frequentador dos melhores bares de Andradas, certo dia resolveu colocar o seu paladar aguçado para ganhar dinheiro. Acontece que o “degustadô” oficial de uma importadora de vinhos lá de São Paulo faleceu e o diretor começou a procurar por um novo a quem pudesse contratar. O Tião leu o anuncio no jornal e foi logo viajar atrás do emprego dos sonhos.
Tião um beberrão, com aparência suja e maltrapilha foi até a loja para se candidatar ao cargo. Ao ver o homem, o diretor começou a imaginar uma forma de mandá-lo embora. Deram então a ele uma taça de vinho.
Após beber, o Tião disse: “É um Moscato, três anos de idade, cultivado no sul, amadurecido em containers de aço, não é da melhor qualidade, mas é aceitável.”
“Está correto!”, disse o diretor surpreso. “Mais uma taça…”
“É um Cabernet Sauvignon, oito anos de idade, de Santa Catarina, barris de carvalho francês de primeiro uso, fermentado a 18 graus, ainda precisa de mais três anos para melhores resultados.”
“Correto novamente”, disse o diretor. E então se seguiu uma terceira taça…
“É um Champagne Blanc de noir safrado, provavelmente de 98, muito equilibrado e exclusivo”, disse calmamente o beberrão.
O diretor, a esta altura já espantado com tanta capacidade, piscou para sua secretária sugerindo algo diferente.
A secretária deixou então a sala, e voltou em seguida com uma taça cheia de urina.
O alcóolatra provou e disse, “É uma loira, 26 anos, três meses de gravidez… e se você não me der o emprego, digo o nome do pai da criança!”
Este Tião, tem cada história sempre conversa na cozinha: “Eu adoro cozinhar com vinho… Às vezes até coloco na comida!”
“O segredo para aproveitar um bom vinho:
- Abra a garrafa para permitir que respire
- Se parecer que não respira, faça respiração boca à boca.”
Um forte abraço do Tião Caracó e vamos festar, namorar e beber vinho. E tem coisa melhor que isso? A gente se vê na festa do vinho vou estar lá, bebendo para esquentar e se tiver quente, bebo para refrescar. Abraço pro 6.
Esta matéria é da edição 10 da Revista Andradas