Visitamos a Praça da Liberdade em Belo Horizonte, sede histórica do Governo do Estado, o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Uma das obras principais do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o edifício foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro.
Inaugurado em 1897, seu objetivo era servir como sede administrativa do governo de Minas Gerais e residência oficial dos governadores do estado. Chrispin Jacques Bias Fortes foi o primeiro a ocupar o local. Depois dele, Benedito Valadares, Milton Campos e os ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves também residiram em suas dependências.
A arquitetura do Palácio da Liberdade reflete a forte influência européia na época da inauguração de Belo Horizonte, podendo ser percebida no estilo eclético, com predominância do neoclássico. Quanto à decoração, os estilos variam desde o Luis XV, ao mourisco e ao art nouveau.
Ao visitar o Palácio, o público pode conhecer seus salões, candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica, o rico mobiliário e seu belo jardim.
O espaço é aberto para visitação em grupos. Dentro do Palácio, o trajeto da visita envolve trinta cômodos, durando em média uma hora.
Museu das Minas e do Metal
O Museu das Minas e do Metal (MMM) é um museu brasileiro localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade e foi inaugurado em 22 de março de 2010 com projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e museográfico de Marcello Dantas[1].
Está ambientado em dois segmentos: o Museu das Minas, no primeiro andar e segundo pavimento; e o Museu do Metal, no segundo andar e terceiro pavimento. Ao todo, são 18 salas[2].
Está instalado em um prédio do século XIX tombado pelo IEPHA[2].
O espaço tem a proposta de relevar a importância cotidiana e econômica dos minérios e suas implicações culturais e sociais[3].
Museu da Vale em BH
O Museu Memorial Minas Gerais Vale é um museu artístico e cultural dedicado às tradições do povo mineiro localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.[1] O antigo prédio da Secretaria da Fazenda foi restaurado e adaptado para mostrar ao público a história de Minas Gerais. Com patrocínio da Vale, que investiu R$ 27 milhões, o memorial tem projeto de restauração de Flávio Grillo. Foi inaugurado em 30 de novembro de 2010 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.[2]
Com projeto arquitetônico dos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes, Eduardo França, Humberto Hermeto e Igor Macedo, e projeto museográfico do designer Gringo Cardia, o memorial utiliza recursos virtuais para reunir, em um mesmo espaço, parte da riqueza cultural do Estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista.[3]
Ambientes que misturam o real e o virtual reconstroem o universo de escritores mineiros, o mundo das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, do barroco, das festas populares, do artesanato, da política, e da arqueologia do solo mineiro.