Brasil sai de lista das 10 maiores economias do mundo

0
399

Com o tombo histórico de 4,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. Em 2019, o Brasil era a 9ª maior economia do mundo e em 2008 chegou a ser a 6ª maior economia.

“Teria uma chance da Rússia ter um número muito ruim e cair bastante, daí o Brasil voltaria para 11º, acho que no máximo isso. Austrália dificilmente vai superar o Brasil porque a diferença é muito grande”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

De acordo com o ranking, o Brasil foi superado em 2020 por Canadá, Coréia e Rússia. O comparativo considera o PIB dos países em valores correntes, em dólares. Veja quadro a seguir:

maiores economias do mundo segundo a Austin Rating

O tombo da economia brasileira foi menor que o da média desses países (-4,8%), mas acima da verificada no mundo (-3,5%). Apenas três países terminaram o ano marcado pela pandemia da Covid-19 no azul: Taiwan, China e Turquia. As contas são do economista-chefe da agência de classificação de riscos Austin Rating, Alex Agostini, com base nos dados já publicados pelos órgãos oficiais dos países.

Veja a opinião do jornalista e analista político Elias Batista

Brasil já foi forte

Em 2008, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a 6ª maior economia do mundo, de acordo com dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pelos resultados. Naquela época o dólar estava em R$1,68, hoje com o dólar turismo valendo R$5,68 o Brasil amarga a 12ª colocação, a situação deve piorar nos próximos anos.

 

com informações de: CNN, G1 e  Austin Rating

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.