Cooxupé fecha as portas em Poços de Caldas
Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (MG), Cooxupé, confirmou netsa quarta-feira (28) que vai encerrar suas atividades em Poços de Caldas (MG). Segundo a empresa, a unidade era utilizada somente para armazenamento de grãos. Com o fechamento, os 50 funcionários da unidade serão demitidos.
Ainda conforme a empresa, o principal objetivo é reduzir custos, uma vez que o galpão de Poços de Caldas era alugado. Outro motivo é concentrar as atividades em um espaço próprio, para facilitar o processo de logística.
Em nota, a Cooxupé afirmou que não há previsão para o fechamento de outras unidades na região.
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé ou Cooxupé é uma cooperativa de café da cidade de Guaxupé, sul do estado de Minas Gerais, Brasil. A origem da Cooxupé data de 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores.
A Cooxupé é considerada a maior e uma das mais importantes cooperativas de café do Brasil, em 2007, Cooxupé comemorou 75 anos de Cooperativismo e 50 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Hoje a Cooxupé conta com aproximadamente 12.000 cooperados e 2.000 colaboradores, recebendo café produzido em 103 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.
O Sistema de Gestão da Cooxupé tem o certificado ISO 9001:2000, credenciado pelo INMETRO (Brasil) e RVA (Holanda), tendo como escopo, que abrange as unidades de Guaxupé, Santos e Monte Carmelo: Processos de recebimento, armazenamento, classificação, compra, processamento, venda e embarque de café cru.
A história da Cooxupé também pode ser conhecida no livro de José Geraldo Rodrigues de Oliveira e Lucia Grinberg: A saga dos cafeicultores no sul de Minas. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.