Pandemia Coronavirus: Linha do Tempo da China até Andradas

0
89

Sábado dia 21 de março de 2020, sexto dia de atenção ao coronavirus em Andradas-MG. No dia de hoje o prefeito Rodrigo Aparecido Lopes fez um pronunciamento via internet, através da página da prefeitura para trazer o sexto boletim  do gabinete de crise do coronavirus (Covid 19). Neste dia o prefeito explicou sobre o decreto 2130/2020 que trata do fechamento de bares, restaurantes e estabelecimentos da cidade, devido ao risco de rápida disseminação do vírus mortal.

Segundo o boletim neste exato momento existem 92 casos sendo monitorados, 2 casos notificados, 2 casos aguardando resultado e nenhum caso confirmado na cidade de 40 mil habitantes.  Pelas ruas, um filme de terror, uma catástrofe jamais imaginada, medo da população que anda pelas ruas com máscaras, e procura álcool em gel ou álcool 70%, que não existe mais na maioria dos estabelecimentos. A ordem é que todos fiquem em casa por tempo indeterminado, mas a população corre e lota os supermercados, que pode ser um fator de disseminação da doença.

Linha do tempo do Coronaviros (Covid19)

Em dezembro de 2019, em Wuhan, cidade populosa da China, uma doença desconhecida mata pessoas de um mercado de pescados da cidade 11,8 milhões de pessoas, província de Hubei, em pouco tempo a epidemia toma conta da cidade, em dias a China está infectada pelo novo vírus. Um médico chinês tentou alertar a comunidade médica, mas Li Wenliang morreu após contrair o novo vírus enquanto atendia pacientes na cidade de Wuhan, epicentro do surto da doença. Em dezembro do ano passado, ele enviou uma mensagem aos colegas médicos alertando sobre um vírus com sintomas semelhantes ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês). Mas foi orientado pela polícia a “parar de fazer comentários falsos” e foi investigado por “espalhar boatos”.

A notícia no início de 2020 aqui no Brasil era desespero de brasileiros que estavam em Wuhan e queriam ser repatriados. Em 9 de fevereiro 34 brasileiros chegaram ao Brasil a bordo de um avião da FAB e ficaram em quarentena durante 14 dias em Anápolis no estado de Goiás.

Em 26 de fevereiro é confirmado no Brasil o primeiro caso de Coronavirus, um homem de 61 anos, que viajou para a Itália e havia dado a entrada no hospital Albert Einstein em São Paulo, um dia antes e o resultado deu positivo para Covid 19. Este foi o primeiro do Brasil e o primeiro positivo da América Latina. Em 29 de fevereiro o Brasil confirma o segundo caso, um homem de 34 anos que chegou da Itália.

Em 5 de março , o Brasil registrava 8 casos de coronavirus, sendo a maioria em São Paulo, 1 em Espírito Santo e 1 no Rio de Janeiro. Esta data marca a primeira contaminação interna do país. 8 de Março é o dia em que Minas Gerais confirma o primeiro caso de Covid19.

11 de Março o caos se instala. A OMS (Organização Mundial de Saúde) declara o coronavirus uma Pandemia(quando todos os esforços para barrar o crescimento do vírus falha), o mundo perdeu o controle da doença e o Brasil registra 52 casos confirmados de infecção.

14 e 15 de março de 20, um jovem vindo de São Paulo-SP, participa de uma festa com 80 pessoas em Andradas-MG, destas 67 são andradenses. Na segunda-feira dia 16 de março, o Brasil registra ma 234 casos e o rapaz que veio para uma festa recebe o resultado de positivo para coronavirus, ele havia feito o teste dia 11 de março. A Prefeitura de Andradas cria comitê de crise para o Coronavirus. Estiveram reunidos o clero, a associação comercial, vereadores e o prefeito Rodrigo Lopes, que fez uma entrevista coletiva sobre o Coronavirus (COVID19). Ele destacou que os Idosos não devem circular pelas ruas de Andradas. Algumas ações estão sendo feitas.

O prefeito ressaltou que no final de semana esteve em Andradas uma pessoa contaminada com coronavirus, esta pessoa não sabia que estava contaminada, mas a confirmação veio nesta segunda. Ele é de São Paulo esteve em uma festa em Andradas-MG com 67 pessoas, que estão sendo monitoradas. Hoje não existe nenhuma suspeita em Andradas.

Em 21 de março de 2020, a Itália tem nas últimas horas o registro de 793 mortos, triste para Andradas, pois a cidade é formada na sua maioria por descendentes de italianos. Escrevo este relato para diminuir a ansiedade pois hoje é sábado e seria um dia de sair pelas ruas da  cidade, mas hoje estamos em confinamento, sabe se lá por quanto tempo.

 

 

 

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.